Mensagem do Dia de Pentecostes 2017

Pentecostes – Uma Nova Criação

O relato da criação em Gênesis 1, conforme a tradição sacerdotal, começa com a cena de um caos completo. Trevas densas cobrem o vazio sem forma. O Espírito de Deus paira sobre a face do abismo, e Deus traz ordem ao caos insondável. Deus fala, e ao falar as Suas palavras injetam significação no que foi criado; o propósido estabelecido pela ordem substitui o vazio sem forma. É a aurora da criação de cujos frutos nos lembramos nos festivais de colheita e outras celebrações relativas à natureza.

Anualmente lembramos também o ato de Deus na aurora da nova criação. Pessoas amedrontadas e congregadas num Cenáculo experimentam uma nova manifestação do poder do Espírito Santo com vistas a estabelecer uma nova criação. O Espírito se move sobre a face de outra situação caótica e traz à existência uma nova ordem. Através de Pedro, Deus anuncia as Boas Novas da salvação por intermédio do Senhor ressurreto, e a igreja desenvolve uma consciência profunda de si mesma, ou, como gostamos de dizer, a igreja veio a existir. O que estava na mente de Deus desde antes da criação se revela completamente pelo derramamento ousado do Espírito Santo.

Eis aqui o porquê de nossa celebração de Pentecostes: Deus não abandona a criação desordenada. Porque Deus ama tão profundamente, essa possibilidade simplesmente não existe. Deus renova a criação e escancara a porta da nova vida a todo aquele que fizer esta pergunta: “Que faremos?” Ouvindo a resposta de Deus, nosso coração é iluminado, e encontramos a sabedoria para dizer: “Nós  nos voltamos agora. Nós nos arrependemos.” E então, nós nos lançamos nas águas refrescantes para sermos absorvidos em Cristo.

Batizados pelo Deus Triúno, experimentamos o poder miraculoso Daquele que faz novas todas as coisas. Deus coloca a eternidade em nosso coração. Descobrimos não apenas a renovação de nossa identidade como indivíduos. Encontramos também a profundidade e a extensão da dávida da capacidade de relacionamento que agora temos. Somos mais do que indivíduos; somos pessoas. Junto com outros, desfrutamos agora da alegria de participarmos de uma nova comunidade. Batizados na água, experimentamos a descida do mesmo Espírito que estava com Jesus no Rio Jordão.

O Espírito Santo nos leva ao arrependimento do pecado e ao retorno para Deus em Cristo, e assim experimentamos a nova criação prometida. Compartilhamos da nova humanidade que Deus traz à existência. Essa nova comunidade emergente se identifida plenamente com os propósitos de Deus; ela é um instrumento importante nas mãos de Deus para iluminar o mundo com a mensagem do Evangelho e encher a terra com a Glória Dele.                  

Pentecostes é de fato um tempo de celebração. Através de nossa celebração, muitas pessoas atualmente distantes de Deus virão experimentar a alegria e a transformação que Pentecostes produz.

Neville Callam
Aliança Batista Mundial
Secretário-Geral

(Tradução para o Português: Fausto A. Vasconcelos)